Prefeitura Municipal de Planura

Secretaria de Serviço Social

 

Secretária: Diva Paula Rodrigues

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania do município de Planura, assume o compromisso ético e político em efetivar e implementar a Assistência  Social como uma política pública, planejada e configurada num marco  que tenha como objetivo o rompimento  com assistencialismo e assegurado a garantia dos direitos que preconiza Constituição Federal de 1985, e a Lei Orgânica da Assistência Social-LOAS, tornando todos os serviços projetos e programas ofertadas a população em políticas públicas respaldadas pelos Serviços Socioassistenciais, que é um norte especifico de como deve ser configurado a política de assistência social após legislações pertinentes a mesma.

 

DEPARTAMENTOS

CRAS – Centro de Referência a Assistência Social

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade, através do mapeamento do território do CRAS, se organiza a articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas, dando o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.

Através da territorização do CRAS a equipe pode apoiar ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, atuando junto à comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns, como falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil, abuso sexual, Drogas, tentativa de suicídio (entre os adolescentes), ausência de espaços de lazer, cultural, entre outros.

 

CONSELHO TUTELAR

O Conselho Tutelar é órgão autônomo, não jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. (Art. 131 ECA). O órgão atua de acordo com os princípios previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, que é mais conhecido como ECA e que norteia as ações principais do Conselho Tutelar em todo o país.

O Conselho Tutelar é composto por pessoas comuns, que exercem a função de porta-vozes de sua comunidade, procurando atuar diretamente junto a órgãos e também a entidades importantes, de modo a assegurar os direitos tanto de crianças, quanto de adolescentes.

O Conselho Tutelar de Planura-MG é composto pelos conselheiros Anderson Rodrigues Correia, Bruane Colt Silva Pereira Brito Tomaz, Herbert Silva Alves e Jonas Batista Ferreira Alessandra Cristina Rock, Elizane Mikaelly R. Silva Nogueira.

 

 

CONTATOS

Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania
Rua Sacramento, n° 334 Bairro: Centro
Secretária: Diva Paula Rodrigues
Fone: (34) 3427-7022
Funcionamento: Segunda a sexta feira das 07:30 às 11:30 – 13:00 às 17:00E-mail: smapsocial@planura.mg.gov.br

CRAS – Centro de Referência a Assistência Social
Rua, Maria de Oliveira Paiva n° 20 Bairro: Centro
Fone: (34) 3427-3344
Funcionamento: Segunda a sexta feira das 07:30 as 11:30 das 13:00 as 17:00
E-mail: planuracras@gmail.com

PAI – Programa de Assistência ao Idoso. “CASA DA AMIZADE”
Rua Maria Ivone Pires, n° 310 Bairro: Vila Paiva
Fone: (34) 3427-7007
Funcionamento: Segunda a sexta feira das 06:00 às 16:00

Conselho Tutelar

Rua Ituiutaba, n° 527 Bairro: Centro
Fone: (34) 3427-2811 ou (34) 99687-2499
Funcionamento: Segunda a sexta feira das 08:00 às 17:00
Plantão Noturnos das 17:00 às 08:00
Final de semana e feriados 24 horas
E-mail: conselhotutelar@planura.mg.gov.br